Seja bem vindo!

Em um mar de tantas doutrinas e teologias equivocadas, está cada vez mais difícil pescar algo realmente bíblico... É preciso ir à águas mais profundas...

"Vamos Pensar?" é um Blog para você que gosta de pensar, debater e não aceitar tudo do jeito que é e sempre foi. Aqui você encontrará debates entre amigos, textos apologéticos, música, pensamentos meus e seus e outras coisas mais.

O Rock é do Diabo?

quinta-feira, 31 de março de 2011

A boa e velha discussão volta à tona: Rock ou não Rock? Reggae ou não Reggae? Forró-Cassiane ou não Forró-Cassiane? Qual ritmo é de Deus e qual do Diabo?

Talvez isso tenha tido início nas composições dos Sacros Hinos, nos idos do séc 16, 17 e 18, quando os autores se apropriavam das melodias e harmonias de músicas ditas "mundanas" e colocavam letras "cristãs". Uns apoiavam e achavam benção, outros maldiziam... Interessante. Hoje, esses hinos são tremendos para nós e alguns dizem: "Isso sim que é música inspirada! Esses Rocks de hoje não passam de modismo, ou coisa do Diabo, mau e velho, muito velho, Pai do Rock".
Curioso...
Leiamos a origem dos hinos santos sacros que o grande Lutero compôs...

"Steve Miller escreveu: "O modelo para as suas (Lutero) composições eram as baladas do seu tempo. As melodias eram emprestadas das canções folclóricas Alemãs, a música das massas, e mesmo um hino para Maria. Lutero não estava preocupado com a associação ou origem das melodias assim como estava com sua habilidade para comunicar a verdade." (O Cristão e a Música Rock, Samuele Bacchiocchi, pág. 34)"

Alguns dos que abominam a inserção da música conteporânea na igreja cantam com toda felicidade as canções sacras de Lutero, que nada mais são do que canções folclóricas com letras alemãs.

Dando uma pesquisada no que nossos irmãos pensam sobre assunto, achei esse interessante comentário:

"Maneiras de evitar a Música Errada.

Em vez de escutar tapes e CD's durante toda a semana, cante canções do hinário. Deus quer ouvi-lo louvando-O, Ele não quer ouvir seu sistema estereofônico. O mandamento sempre mais repetido que Deus dá na Bíblia, é "louvai". Você receberá uma muitíssimo maior bênção cantando as canções do Cantor Cristão [ou Voz de Melodia], do que escutando um músico profissional.

Primariamente, cante canções que tenham 50 anos ou mais. A música mundana entra e sai de moda; mas os hinos clássicos nunca saem de moda."

(http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/MCC-MusicaCristaContemporanea-SLAnderson.htm)

Encontramos todo o tipo de pensamento... Pura e simplesmente porque temos variados gostos quanto aos estilos musicais. Determinar qual é o gênero musical sacro ou não é uma perda de tempo.

É evidente que temos que levar em conta os efeitos (emocionais, psicológicos e físicos) que cada gênero produz no ser humano. Penso que não convém tocar um Heavy com guitarra distorcida num culto de oração na quarta as 7:00hs da manhã com a presença maciça de senhoras, por exemplo... Com também não convem tocar apenas músicas do hinário num culto de jovens num sábado à noite cheio de convidados rockeiros, emos, "reggeiros", etc.

Equilíbrio e bom senso seriam boas palavras para determinar que tipo de gênero devemos ou não usar para cada tipo de reunião. Como músico na igreja, reconheço que é difícil, num culto de domingo à noite, por exemplo, "agradar" musicalmente falando, crianças, jovens, adultos, senhoras e visitantes, todos ao mesmo tempo.. Praticamente impossível. Segue novamente o bom senso para se conseguir equilibrar as coisas...

Mais importante do que o gênero musical é o conteúdo temático da música, ou seja, a letra. O que adianta cantar um hino do hinário com uma letra totalmente voltada as doutrinas pós-modernas?

Onde estão as canções de adoração? De rendição? De entrega? De arrependimento? De louvor e júbilo pelos feitos de Deus? Canções de gratidão por tamanha graça e salvação?
Ao contrário, vemos canções de auto ajuda, de conquista, vitória e nunca derrota, canções triunfalísticas e não triunfantes e canções que cantam métodos e "visões".

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ensine pelo Seu Santo Espírito como devemos adorá-lO realmente.


Um abraço a todos!
Pr Claudio Britto
 

Atalho do Facebook

Seguidores deste Blog

Pesquisar neste blog

© 2010 Vamos Pensar? Design by Dzignine
In Collaboration with Edde SandsPingLebanese Girls