Seja bem vindo!

Em um mar de tantas doutrinas e teologias equivocadas, está cada vez mais difícil pescar algo realmente bíblico... É preciso ir à águas mais profundas...

"Vamos Pensar?" é um Blog para você que gosta de pensar, debater e não aceitar tudo do jeito que é e sempre foi. Aqui você encontrará debates entre amigos, textos apologéticos, música, pensamentos meus e seus e outras coisas mais.

Comer ou não comer carne vermelha na semana santa? Dúvida cruel...

quarta-feira, 4 de abril de 2012
Olá, internauta!
Você ainda tem dúvida sobre comer ou não carne vermelha na semana santa? Leia este breve pensamento que preparei para você não ficar mais nesta indecisão...

Vamos expor primeiramente o que a Igreja Católica, criadora desta tradição, explica sobre o não comer caner vermelha na semana santa.
"O jejum de carne durante a quaresma, e mais especificamente o da sexta feira da paixão, é feito como forma de penitência e em memória dos quarenta dias e quarenta noites que Nosso Senhor passou jejuando no deserto. A Igreja só pede aos fiéis que façam o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta Feira da Paixão, na Semana Santa."

Ou ainda nas palavras do Arcebispo Metropolitano, Dom Eurico dos Santos Veloso (http://www.acessa.com/pascoa/2006/domeurico/)"(...) a proposta da igreja católica de certas restrições alimentícias nessa época do ano está relacionada com a importância da data e com o fato de isso representar um sacríficio e uma demostração de domínio . O arcebispo conta que essa tradição, em anos anteriores permanecia durante a quaresma inteira e que foi sendo reduzida aos poucos. Hoje a igreja prega a sugestão de não se comer carne somente às sextas-feiras da quaresma e que essa penitência pode ser ainda complementada com outra ação: "Não coma carne na sexta, mas ofereça aquilo que você e sua família iam comer para quem não tem o que comer. Eles sim, podem comer carne na sexta-feira santa, porque já não se alimentam bem o ano inteiro", opina. Outro comentário importante do arcebispo: a não ingestão de carne é um simbolismo de penitência. Ou seja, se você não é "muito chegado" nesse alimento não vai estar fazendo sacríficio nenhum. A igreja já permite oficialmente a troca do alimento. "Não há motivo específico para não se comer carne que não seja a penitência. A carne não simboliza o corpo de cristo como muita gente pensa. É só um alimento base e também considerado nobre", explica Dom Eurico."

Irmãos, resumindo o pensamento da igreja católica: O não comer carne, na visão dela, é uma forma de jejuar, uma penitência para se identificar com o jejum de 40 dias que Jesus fez no deserto. Segundo eles, a carne vermelha não tem nada a ver com o corpo de Cristo, mas por ser o alimento base da maioria da população, se abster dele neste dia, significa jejuar.

Mas pessoal, vamos pensar?
Se realmente as pessoas querem se identificar com o jejum e sacrifício de Jesus por que não fazem um jejum completo ou comem apenas um pão, uma salada bem simples, ou só uma sopa, por exemplo? Não é sacrifício nenhum deixar de comer carne mas comer um peixe bem temperado e bem preparado. Aliás, alguém pensa no jejum de Jesus quando come o bacalhau com queijo?
Trocar a carne por peixe em nada significa sacrifício...

A bíblia não nos manda fazer esse jejum nesta data esṕecífica (data esta instituida por homens, não por Deus) ou deixar de comer carne vermelha nem outro alimento. Isto é uma tradição humana, católica e sem respaldo bíblico algum. Leia este trecho da bíblia qu está em I Timóteo 4.1-4:

1- Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2- Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
3- Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
4- Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.

Enfim, na sexta feira dita santa ou em qualquer outro dia, coma aquilo que o Senhor te deu como provisão para aquele dia!
Irmãos, não comam peixe por tradição humana. Não deixem de comer carne por tradição católica.
Aliás, nesta sexta "santa", lá na minha casa, vai rolar um churrascão... hehe...

3 comentários:

{ Igor Vale } at: 4 de abril de 2012 às 20:39 disse...

Òtimo...
não adianta muito jejuar só no dia da paixão ... e depois não jejuar mais o ano inteiro.

Vamos enviar nossa carne, peixe , frango .. tudo pro Haiti, Etiópia e paises da linhagem.

Perguntem a esse povo se Eles gostariam de não comer carne na sexta feira...

{ Claudio Britto } at: 9 de abril de 2012 às 11:11 disse...

É verdade, meu irmão...
A maioria dos que só comem peixe na sexta feira santa nem sabem o real motivo pelo qual fazem isso...

Só a verdade produzirá liberdade!

{ Sara } at: 17 de julho de 2013 às 11:19 disse...

que rico é comer esse tipo de coisa, eu espero que em algum momento a trabalhar em algum lugar e aprender a fazê-las, eu acho que eu gostaria de saber em restaurantes de Vila Leopoldina

 

Atalho do Facebook

Seguidores deste Blog

Pesquisar neste blog

© 2010 Vamos Pensar? Design by Dzignine
In Collaboration with Edde SandsPingLebanese Girls